Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 271 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

5/03/2015

Coopercuc e Experimento Beer lançam cerveja Saison Umbu

Novidade no 7º Festival do Umbu: Árvore da caatinga que deu de beber a Antônio Conselheiro agora dá cerveja

Cerveja Saison Umbu

Cooperativa baiana de agricultura familiar e cervejaria mineira se unem para criar cerveja artesanal com umbu

Motivo de festa na Bahia, uma fruta de sabor agridoce e rica em vitamina C juntou-se ao malte, lúpulo e levedura na fabricação de uma inédita cerveja artesanal. O umbu, de polpa suculenta e aromática, ganhou seu nome do tupi-guarani ymbu, “árvore que dá de beber”, por sua capacidade de armazenar água no ambiente árido da caatinga. Reconhecida nesse batismo pelos indígenas, a generosidade do umbuzeiro chega, no século XXI, aos apreciadores de cerveja, pelas artes da economia criativa.

Batizada de Saison Umbu, a bebida é resultado da associação de uma cooperativa baiana de agricultura familiar e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas. A cerveja foi lançada nos dias 6 e 7 de março/2015, na sétima edição do Festival Regional do Umbu, na cidade de Uauá, na Bahia, e seus fabricantes pretendem distribuí-la em todo o país, além de destinar uma parte à exportação.

Festival do umbu 2015 Uauá, Bahia 7ª Festa do Umbu

Uauá é uma pequena cidade no Norte baiano, palco da primeira batalha da Guerra de Canudos. Antônio Conselheiro, líder de Canudos, socorria-se das reservas de água nas grossas raízes do umbuzeiro, para resistir ao cerco das tropas federais. Hoje, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), exporta produtos feitos com umbu para a Europa, onde fazem sucesso nas redes de comércio justo e em feiras gastronômicas promovidas pelo Slow Food, movimento internacional de valorização da gastronomia e defesa da sociobiodiversidade.

O trabalho de beneficiamento do umbu e a divulgação dos seus produtos teve grande impulso com o apoio do Slow Food, que deu suporte à criação de minifábricas para processamento do fruto no sertão da Bahia, fortalecendo o trabalho realizado pelas comunidades integrantes da Coopercuc. O umbu é uma das Fortalezas do Slow Food no Brasil e essas ações de apoio e suporte acontecem para defender a espécie de potenciais riscos de desaparecimento.

A criação da receita e desenvolvimento da cerveja Saison Umbu foi feita pela Experimento Beer, de Belo Horizonte, Minas Gerais, fundada com a missão de criar cervejas especiais que valorizam a origem e a qualidade dos ingredientes nativos dos diversos biomas brasileiros. Para isso a Experimento Beer atua em parceria com cooperativas e comunidades de agricultura familiar e ecoextrativismo de todas as regiões do Brasil.

Integrantes das cooperativas Coopercuc (BA), Agreco (SC) e Coocaram (RO) visitam a sede da Experimento Beer (MG) e degustam a cerveja artesanal Saison Umbu

Integrantes das cooperativas Coopercuc (BA), Agreco (SC) e Coocaram (RO) visitam a Experimento Beer (MG), celebram parcerias e brindam com a primeira edição da cerveja artesanal Saison Umbu

Quem alinhavou a parceria da Experimento Beer com a Coopercuc foi o premiado estúdio DoDesign-s, escritório especializado em design e marketing que trabalha com comunidades no Brasil e na América do Sul desde 2003. A articulação da cervejaria com outras cooperativas seguem o mesmo caminho, tendo as costuras feitas pela DoDesign-s.

A associação da Coopercuc com a Experimento Beer é um exemplo do que vem sendo conhecido em todo mundo como “economia criativa”, termo criado pelo britânico John Hawkins para a capacidade de traduzir novas ideias e conceitos em produtos inovadores. Olhar sob um ângulo diferente e inovador, práticas às vezes milenares – como a preparação de alimentos e bebidas – é uma das formas encontradas pela economia criativa para trazer ao mundo outros tipos de produtos, de meios de produção e de consumo.

O contemporâneo interesse por cervejas artesanais, por exemplo, ganhou na Experimento Beer uma faceta diferente. Os idealizadores da empresa, Artur Schuler, Francisco Angellys e Raul Martins, decidiram criar bebidas com conceito e qualidade, não apenas voltados às prateleiras e ao consumidor, mas com um forte interesse em valorizar os produtores e suas matérias-primas. Com essa ideia na cabeça, buscaram ingredientes da flora brasileira, cultivados ou colhidos em regime cooperativo ou de agricultura familiar, para incluir na produção cervejeira. A Saison Umbu tem 10% da fruta em sua composição e 6,2% de álcool. A acidez, doçura e perfume do umbu equilibram-se com os aromas e sabores frutados, cítricos e condimentados desta refrescante Saison – estilo de cerveja originado na Bélgica que, tradicionalmente, inclui em sua produção ingredientes como sementes, especiarias e frutas.

Projeto-piloto em uma linha de produtos que já tem uma cerveja com Murici entre os ingredientes e outras três em fase de desenvolvimento, a Saison Umbu teve sua receita elaborada, produzida e testada em fase experimental durante 2014. Em 2015, passou a ser produzida em lotes de 1,5 mil litros, na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.

Sobre a Coopercuc

Cooperativa com 141 associados de 16 comunidades do semiárido baiano e que envolve mais de 300 pessoas sob a orientação de produzir iguarias com qualidade e alto valor agregado.  O umbu é o carro-chefe da produção, que, sob a forma de compotas, geleias e doces, é fornecido para alimentação escolar e a uma variedade de revendedores, desde a Rede Pão de Açúcar a empórios Fair Trade (comércio justo) na Europa. A maioria dos umbuzeiros da região têm mais de um século de existência e seguem produzindo. www.coopercuc.com.br

Sobre a Experimento Beer

Empresa que pesquisa e cria cervejas com frutas nativas e especiarias do Brasil, valorizando a origem dos ingredientes, atuando em parceria com cooperativas/comunidades de agricultura familiar e ecoextrativismo de todos os biomas brasileiros. Tem como sócios os cervejeiros Francisco Angellys e Artur Schuler, que desenvolveram as primeiras receitas de forma experimental, e o administrador Raul Martins. As cervejas Saison Umbu, com o umbu produzido no semiárido nordestino, e Saison Murici, com base em uma fruta típica da Amazônia, serão os primeiros resultados das pesquisas da Experimento Beer a ganhar escala de produção. www.experimentobeer.com

Clique na imagem para baixar a foto em alta resolução

Clique na imagem para baixar a foto em alta resolução

Serviço:

O que: Lançamento da cerveja artesanal Saison Umbu, no 7° Festival Regional do Umbu
Onde: Uauá – Bahia, Brasil
Quando: 6 e 7 de março de 2015
Informações sobre o Festival do Umbu: www.coopercuc.com.br/ver/festival-do-umbu

Contatos:

Conteúdo Relacionado: Festival do Umbu

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing