Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 271 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

2/08/2018

Coopercuc reúne líderes comunitários para debater a organização das associações

A Cooperativa Agropecuária Familiar de  Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) através do Projeto de ATER/Sustentabilidade da SDR/BAHIATER do Governo do Estado da Bahia, promoveu nesta quarta-feira (01), um encontro de lideranças comunitárias do município de Uauá – BA. Realizado no salão do Centro Paroquial, a reunião teve como objetivo fomentar o desenvolvimento organizacional das associações.

Cerca de 60 representantes de entidades diferentes participaram do encontro que discutiu temas importantes como cooperativismo, associativismo e o marco regulatório das organizações da sociedade civil que tem como base na Lei 13.019/2014 que trata sobre a sistemática na condução de parcerias entre as entidades  e o poder público.

“Este encontro serviu para darmos uma sacudida nas associações em relação ao marco regulatório para as associações, pois até agora a gente não percebia certa movimentação. São poucas entidades que estão preparadas para ter acesso aos editais de chamadas públicas, porque não estão regulamentadas de acordo com a lei. Então, nós do Setor de ATER da Coopercuc juntamente com os parceiros tivemos essa iniciativa de reunir os representantes e junto com eles discutirmos tudo que envolve esse processo e também incentivar a organização das mesmas. Foi um evento muito proveitoso, bem participativo, e esperamos em breve colher os frutos de tudo que foi compartilhado aqui”, destacou o Coordenador do ATER/Sustentabilidade da Coopercuc, Wendeell  Oliveira.

O Setor de ATER da Coopercuc (Pró Semiárido e Sustentabilidade) atua diretamente em 33 comunidades do município de Uauá. O papel do projeto é promover a articulação das comunidades e levar informações que possam contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades dos agricultores e produtores rurais.

A realização do encontro de lideranças também contou com o apoio de intuições parceiras da Coopercuc como a Prefeitura Municipal de Uauá, Central das Associações de Uauá (Cachiu), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR-Uauá), Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Comitê de Ação Ambiental de Uauá(CAAU), da Central de Articulação de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP) e da Paróquia São João Batista de Uauá.

 

ASCOM-COOPERCUC

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Notícias, ATER, Geral

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing