Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

Preservação da Biodiversidade

Produção Orgânica e preservação das espécies nativas

A Agricultura Orgânica pode ser definida de diversas maneiras devido à multiplicidade de características envolvidas. Uma boa definição é esta:

“um método de agricultura que visa o estabelecimento de sistemas agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis, economicamente produtivos em grande, média e pequenas escalas, de elevada eficiência quanto à utilização dos recursos naturais de produção e socialmente bem estruturados, que resultem em alimentos saudáveis, de elevado valor nutritivo e livres de resíduos tóxicos, e em outros produtos agrícolas de qualidade superior, produzidos em total harmonia com a natureza e com as reais necessidades da humanidade” (Paschoal, 1990).

Nesse contexto a Coopercuc, preocupada com a qualidade dos seus produtos e do meio ambiente, iniciou o processo de certificação dos seus produtos através das áreas de fundos de Pasto – onde estão localizadas as mini-fábricas – totalizando 13 áreas. Posteriormente serão certificadas as áreas dos produtores, que fornecem matéria-prima para o processamento.

A certificação está baseada no processo de garantia em grupo, onde inspetores locais farão o trabalho de formação e monitoramento da produção dos grupos, informando a cooperativa e a certificadora dos possíveis problemas e ajustes ocorridos na produção. Para este trabalho foram treinados dois inspetores da Coopercuc.


Veja também

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing