Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

Umbu e Umbuzeiro

Símbolos da preservação do Sertão

Os umbuzeiros vistos hoje no sertão têm mais de cem anos. Seus frutos são riquíssimos em vitamina C e suas raízes, que são depósitos de água, foram usadas como estratégia de resistência na Guerra de Canudos (1896/97). Por esse potencial, o umbuzeiro foi chamado, pelo autor da literatura brasileira, Euclides da Cunha, de “árvore sagrada do Sertão”. Mas, a falta de consciência de preservação coloca essa espécie vegetal em risco de extinção. O que não se percebe é que a preservação dessa árvore implica, também, a preservação da própria Caatinga, bioma que sofre com a degradação e a ameaça de desertificação. A proteção do umbuzeiro contribui para o manejo adequado dos recursos naturais do Semi-árido, além de gerar trabalho e renda.  Por isso, o consumo de produtos GRAVETERO, com frutos do umbu cultivado e com condições de manejo e de pós-colheita adequados, é um modo de apoiar um projeto que garante o desenvolvimento sustentável dessa cultura.

Se você nunca comeu umbu ou seus doces, vale a pena experimentar. É um sabor azedinho, que percorre toda a boca, desperta o paladar e dá aquele gostinho de “quero mais”.


Veja também

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing

CoopercucProdutos Gravetero
+55 (74) 3673.1428 | +55 (74) 9996-8795
Rua São Paulo nº 409, Centro. Uauá/BA – Brasil
CEP: 48950-000