Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

Os Festivais do Umbu

O Festival Regional do Umbu celebra o potencial do umbu como fonte de renda, melhoria da qualidade de vida e organização das famílias do semiárido dando visibilidade à gestão cooperativista local e aos produtos da sociobiodiversidade. Fortalece as parcerias institucionais, socializando experiências de grupos comunitários da agricultura familiar.

>> Veja notícias sobre o Festival do Umbu

O Festival é realizado desde 2008 se constituindo um momento oportuno para destacar os recentes avanços do cooperativismo e debater os rumos da agricultura familiar na região, apontando para os temas: políticas públicas para a agricultura familiar (PNAE/PAA), sustentabilidade dos fundos de pasto, cooperativas no Brasil e o ano Internacional do Cooperativismo (ONU), e segurança alimentar e mercado.

Sua 4ª edição aconteceu de 24 a 26 de fevereiro de 2012 em Uauá (BA) a 450 quilômetros da capital baiana, Salvador, sob o slogan “Cooperativas no Brasil e o Ano Internacional do Cooperativismo (ONU)”. Ocupou uma área de 8 mil metros quadrados no centro do município de Uauá – BA, e recebeu um público estimado em 15 mil pessoas, apresentou uma programação vasta e diversificada. O visitante pôde participar da mesa redonda, palestras, dinâmicas, peças teatrais, degustação da culinária regional, pontos culturais com roda de sanfoneiro, violeiros, exposição de artes plásticas, fotografia, literatura de cordel, dentre outros movimentos artísticos culturais.

Realizado pela COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá em parceria com o Governo Federal, PETROBRAS, Banco do Nordeste, CAR, SEBRAE, IRPAA, Governo do Estado da Bahia (SEAGRI e SEDES), UNICAFS, EBDA, CESE, Prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e apoio da AUSP, CONAB, Slow Food, SUAF, CONSEA, Associações Agropastoris e de Fundo de Pasto, STR, AUCCO, Natela Eventos, Umbuzada e Uauá News. O Festival Regional do Umbu 2012 também ajudou a consolidar o desenvolvimento regional pela promoção e troca de informações e experiências entre produtores rurais, empresários, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores.

O Festival Regional do Umbu também é um ambiente de intercâmbio e construção de conhecimento através de atividades dinâmicas e interativas, intercaladas com cultura, arte e literatura. O IV Festival Regional do Umbu coloca em pauta quatro temas de suma relevância:

Cada um desses temas é estruturado por metodologias de convergência entre dinâmica, palestra, mesa redonda, tribuna para os ouvintes exporem suas opiniões, ao mesmo tempo em que intercala atividades lúdicas usando os recursos do teatro, música, literatura, áudio e vídeo.

Entre cada um desses temas, há um Ponto Cultural onde, por exemplo, uma Banda de Pífanos, ou uma roda de sanfoneiros ou violeiros entram em cena e contagiam todos os presentes, tornando o evento muito mais atraente, interessante e recreativo.

O Festival Regional do Umbu é um evento de destaque e de expressivo valor.

Configura-se como uma vitrine aberta a todos os empreendimentos da agricultura familiar regional e um excelente local para a construção e socialização de conhecimento, cultura e arte!

Portanto, foi preciso desenvolver uma estrutura na Internet com a finalidade de centralizar todas as informações, notícias, material gráfico, publicitário e mecanismos de contato, cadastro e gerenciamento de diversas atividades presentes no evento.

A Vila da Agricultura Familiar foi o local onde os parceiros fizeram a exposição de seus produtos e serviços, onde aconteceram as oficinas, pontos de cultura e exposições de arte e literatura.

Saiba mais sobre o festival:

-> Notícias sobre as edições do Festival

 


Veja também

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing