Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 271 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

25/02/2015

Últimos preparativos para a 7ª edição do Festival do Umbu em Uauá

Festival do umbu 2015 Uauá, Bahia 7ª Festa do Umbu

Nos dias 06 e 07 de março acontecerá o VII Festival do Umbu, no município de Uauá, a 438 km da capital baiana. O evento, de entrada gratuita, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas de várias regiões do país e internacionais reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece durante o evento.

Além dos negócios e contatos realizados, o Festival também contempla a formação dos participantes. Para isso a programação conta com diversas oficinas, palestras, mesas redondas e exibição de vídeos, que abordarão temas como: agroecologia, consumo sustentável, uso inteligente dos recursos naturais, empreendedorismo, entre outros. O evento contará ainda com apresentações culturais e degustação de diversos pratos da culinária regional que levam na sua composição o principal ingrediente da festa: o umbu. Clique e confira a grande completa da programação do Festival.

O VII Festival do Umbu traz, novamente, o concurso cultural, nas modalidades de Literatura de Cordel e Pintura em Tela. As obras deverão contemplar o tema “O ano internacional dos solos”. As inscrições poderão ser feitas até o dias 05 de março. Outras informações sobre o concurso, como premiação e regras para apresentação das obras, foram divulgadas através do edital do concurso, publicados neste link.

A cada ano, o Festival do Umbu ocupa dimensões maiores, trazendo participantes de várias regiões do Brasil, inclusive de outros países. Assim, resolveu impulsionar o assunto suscitado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) que declarou 2015 como “O Ano dos Solos” e fez deste o tema da festa. buscando aproximar o debate sobre a importância da utilização sustentável dos solos para a agricultura e consequentemente para a vida humana.

A VII edição do Festival contará com presença de diversas autoridades, dos poderes executivo e legislativo das esferas municipal, estadual e federal. A presença do governador da Bahia, Rui Costa, ainda não confirmada, gera expectativa. A organização estima que aproximadamente 40 mil pessoas, entre expositores, agricultores familiares, representantes de organizações e população em geral, visitem o Festival durante os dois dias.

>> Saiba mais sobre o Festival do Umbu
>> Leia sobre o lançamento da Cerveja Saison Umbu durante o Festival

*Fonte: Ascom VII Festival do Umbu / Blog do Banana

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing