Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 271 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

ATER

25/10/2018

Agricultoras atendidas pelo Projeto ATER/Sustentabilidade da Coopercuc participam de Simpósio de Agroecologia

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), através do Projeto ATER/Sustentabilidade da BAHIATER/SDR do Governo do Estado da Bahia, reuniu 20 mulheres atendidas pela cooperativa para viverem um momento especial de aprendizado e troca de experiências. As agricultoras foram convidadas para participarem do IV Simpósio de Agroecologia, que está sendo realizado no Campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na cidade de Euclides da Cunha.

O encontro teve início na quarta-feira (24) e segue até esta sexta-feira (26) com diversas atividades como palestras, feira de agricultores, minicursos e mesas redondas. O Coordenador do Setor de ATER/Sustentabilidade da Coopercuc, Wendeell Pereira, destacou a importância da promoção deste intercâmbio.

“A Coopercuc e o Projeto ATER/Sustentabilidade prezam pelo empoderamento feminino das mulheres do campo, e pensando nesse ponto que decidimos proporcionar para essas mulheres das comunidades dos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, cidades que atuamos, um momento como este, que permite que elas ampliem seus conhecimentos e compartilhem experiências. O objetivo é que elas se tornem multiplicadoras em suas respectivas localidades”, afirmou Wendell.

Ascom-Coopercuc

Conteúdo Relacionado: .Notícias, ATER, Feiras e eventos, Geral

25/08/2018

Coopercuc participa de Oficina Estadual de ATER em Salvador-BA

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) participou da Primeira Oficina Estadual de ATER em 2018 com as instituições que executam as atividades do projeto em todo o estado da Bahia. O encontro, realizado nos dias 21 e 22 em Salvador-BA, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), teve o intuito de avaliar a atual situação do ATER na Bahia e perspectivas para o futuro.

A Coopercuc foi representada pelo Coordenador do Setor de ATER, Egidio Trindade, e o Coordenador do projeto ATER/Sustentabilidade, Wendeell Oliveira, que destacou a relevância da oficina para o fortalecimento do programa.

“Ficamos felizes em poder participar como representantes da Coopercuc neste evento de extrema relevância.  Foi um momento muito importante para discutir e levantar demandas para a atual situação do ATER no estado da Bahia, e saímos daqui bastante contentes, afirmou  Wendeell.

O Ater atua diretamente em 33 comunidades do município de Uauá. O papel do projeto é promover a articulação das comunidades e levar informações que possam contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades dos agricultores e produtores rurais.

 

Conteúdo Relacionado: .Notícias, ATER, Geral

2/08/2018

Coopercuc reúne líderes comunitários para debater a organização das associações

A Cooperativa Agropecuária Familiar de  Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) através do Projeto de ATER/Sustentabilidade da SDR/BAHIATER do Governo do Estado da Bahia, promoveu nesta quarta-feira (01), um encontro de lideranças comunitárias do município de Uauá – BA. Realizado no salão do Centro Paroquial, a reunião teve como objetivo fomentar o desenvolvimento organizacional das associações.

Cerca de 60 representantes de entidades diferentes participaram do encontro que discutiu temas importantes como cooperativismo, associativismo e o marco regulatório das organizações da sociedade civil que tem como base na Lei 13.019/2014 que trata sobre a sistemática na condução de parcerias entre as entidades  e o poder público.

“Este encontro serviu para darmos uma sacudida nas associações em relação ao marco regulatório para as associações, pois até agora a gente não percebia certa movimentação. São poucas entidades que estão preparadas para ter acesso aos editais de chamadas públicas, porque não estão regulamentadas de acordo com a lei. Então, nós do Setor de ATER da Coopercuc juntamente com os parceiros tivemos essa iniciativa de reunir os representantes e junto com eles discutirmos tudo que envolve esse processo e também incentivar a organização das mesmas. Foi um evento muito proveitoso, bem participativo, e esperamos em breve colher os frutos de tudo que foi compartilhado aqui”, destacou o Coordenador do ATER/Sustentabilidade da Coopercuc, Wendeell  Oliveira.

O Setor de ATER da Coopercuc (Pró Semiárido e Sustentabilidade) atua diretamente em 33 comunidades do município de Uauá. O papel do projeto é promover a articulação das comunidades e levar informações que possam contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades dos agricultores e produtores rurais.

A realização do encontro de lideranças também contou com o apoio de intuições parceiras da Coopercuc como a Prefeitura Municipal de Uauá, Central das Associações de Uauá (Cachiu), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR-Uauá), Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Comitê de Ação Ambiental de Uauá(CAAU), da Central de Articulação de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP) e da Paróquia São João Batista de Uauá.

 

ASCOM-COOPERCUC

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Notícias, ATER, Geral

24/05/2018

Coopercuc se reúne com agricultores familiares da área produtiva do Tigre para diálogo sobre o PNAE

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), através do setor de ATER e do setor Comercial, realizou nesta quarta-feira (23) uma reunião com os agricultores familiares que atuam na área produtiva do Tigre, localizada na região da Comunidade dos Crentes, cerca de 28km da sede do município de Uauá-BA. O encontro teve o objetivo de promover um diálogo sobre o escoamento e a compra da produção por parte da cooperativa, através do Programa Nacional de Alimentação (PNAE).

O PNAE consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios, para a aquisição de gênero alimentícios destinados à merenda escolar. Os beneficiários da Merenda Escolar são alunos da educação infantil (creches e pré-escolas), do ensino fundamental, da educação indígena, das áreas remanescentes de quilombos e os alunos da educação especial, matriculados em escolas públicas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Além do debate sobre aquisição dos produtos por meio do programa, a equipe da Coopercuc também discutiu juntou aos agricultores, mecanismos que possam colaborar no melhoramento da produção, as ofertas, valorização dos produtos e a ampliação da geração de renda no âmbito da agricultura familiar.

Estiveram presentes no encontro, o vice-presidente da Coopercuc, Edimilson Alves, o coordenador de Comercialização, José Gonçalves, o coordenador do setor de ATER, Egídio Trindade, o coordenador de campo do projeto ATER SUSTENTABILIDADE, Tiago Loiola, e o técnico extensionista Leandro Loiola.

Ascom-Coopercuc

 

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Notícias, Agricultura familiar, ATER, Geral

28/04/2017

Geração de renda a partir da alimentação saudável desperta atenção de participantes do 9º Festival do Umbu

No segundo e último dia do Festival do Umbu, que acontece em Uauá desde ontem (28), as/os participantes puderem discutir temas de relevância para a promoção de uma produção integrada e apropriada ao Semiárido. Dois painéis atraíram a atenção do público ao abordar as temáticas “Desafios da sustentabilidade Alimentar” e “Caprinocultura de leite: entraves, desafios e organização”. Leia mais »

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing