Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

Festival do Umbu

24/03/2014

6° Festival Regional do Umbu movimenta toda região e é encerrado com sucesso

Após dois dias de uma programação recheada de diversidade cultural, e abordando temáticas voltadas para a agricultura familiar e economia solidária, o 6° Festival Regional do Umbu, realizado em Uauá- BA, chegou ao fim no último sábado (23). O evento contou com a participação de pessoas de varias regiões da Bahia e do Brasil, recebendo por dia, mais de 8 mil visitantes  na “Na Vila da Agricultura Familiar”, espaço montado na praça de eventos da cidade.

Os coordenadores do festival demonstraram-se contentes com o que ocorreu no evento. “Diante do que queríamos as expectativas foram até superadas. Tudo que almejamos, nós conseguimos”, afirmou Jorge Trindade. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Capa, Festival do Umbu

13/03/2014

6º Festival Regional do Umbu

folder_bx_01 folder_bx_02

 

26/02/2013

Coopercuc é um caso de sucesso em meio a seca

No último final de semana aconteceu em Uauá, cidade situada ao Norte do Estado, o Vº Festival do Umbu da Coopercuc – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá – constituída em 2004 e com raízes que remotam o trabalho missionário de três freiras, as quais iniciaram um movimento de conscientização sobre a cultura do umbu, a necessidade de preservação do tupi guarani Ymb-u, a centenária árvore que dá de beber, e que tem múltiplos aproveitamentos além da tradicional umbuzada com leite e do ato de chupar a fruta, em si.

Com esse trabalho foi se criando uma nova cultura nessa região pobre do estado, com comunidades rurais que sobrevivem do pastoreio de cabras e bodes, da mineração rudimentar, do cultivo familiar de plantas tradicionais – milho, feijão e mandioca – e que sofre bastante com as freqüentes estiagens. O umbu, cuja safra vai de dezembro a abril, nativo, resistente, e que aceita o sol como uma dádiva para ficar ainda mais formoso, mais bonito e produtivo, tornou-se um elemento agregador de outros produtos nutritivos e com valor agregado. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Festival do Umbu, Na mídia, Notícias

15/02/2013

V Festival Regional do Umbu e a Praça Internacional da Sociobiodiversidade

O V FESTIVAL REGIONAL DO UMBU acontece entre 22 e 24 de fevereiro de 2013 em Uauá (Bahia – Brasil) e contará com feira de produtos da agricultura familiar, oficinas,  rodada de conversas, visita às comunidades e shows.

O principal objetivo do festival é dar visibilidade e agregar valor aos produtos do sertão e às iniciativas dos agricultores familiares. O evento também visa à exposição e promoção de produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar produzidos em diversas regiões do Brasil. Será realizado com o envolvimento de entidades parceiras que ao longo dos anos vêm desprendendo esforços e angariando recursos para apoiar fortemente o trabalho desenvolvido na região.

>> Veja a programação completa
>> Acesse o site do evento

Representa uma oportunidade para o encontro de micro e pequenas empresas do setor de alimentos em torno da experiência bem sucedida da COOPERCUC e de diversos outros empreendimentos, com a possibilidade de fechar negócios e viabilizar parcerias. Na última edição cerca de 30.000 pessoas de diversas regiões do estado e do país prestigiaram o evento, se deliciaram com as iguarias derivados do umbu.
Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Festival do Umbu, Notícias

7/02/2013

Coopercuc realiza reunião para apresentar o projeto do V Festival Regional do Umbu (2013)

Na sexta-feira, 01 de fevereiro o projeto do V Festival Regional do Umbu foi apresentado pela COOPERCUC para os secretários municipais de Uauá e, representantes de órgãos públicos e de entidades civil locais. Na apresentação foi explanada a sistematização de realização do V Festival Regional do Umbu, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, na praça principal da cidade de Uauá, com o tema “Ano Internacional de Cooperação Pela Água (ONU)”, composta pela exposição dos eixos temáticos a serem trabalhados durante o evento:

  1. Ano Internacional de Cooperação Pela Água e Convivência com o Semiárido,
  2. Fundo e Fecho de Pasto e Regularização Fundiária,
  3. Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária e
  4. Produtos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade;

A infraestrutura do evento contará com Praça Internacional da sociobiodiversidade com a Vitrine dos Produtos do Brasil diverso e Pontos Culturais, Concursos Culturais e Festividades no palco principal. Leia mais »

Próxima Página »

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing

CoopercucProdutos Gravetero
+55 (74) 3673.1428 | +55 (74) 9996-8795
Rua São Paulo nº 409, Centro. Uauá/BA – Brasil
CEP: 48950-000