Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

Festival do Umbu

19/04/2017

Editais dos Concursos Culturais do 9º Festival do Umbu

Estão abertas as inscrições para os concursos culturais da 9ª Edição do Festival do UMBU.
A Convivência com o Semiárido também se manifesta nas produções artísticas que expressam os saberes e as riquezas do nosso povo; e este ano, os concursos culturais de Pintura em Tela e Literatura de Cordel da 9ª edição do Festival do Umbu, em Uauá, também ressaltam a relevância dos sistemas produtivos, trazendo como tema: “INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS NO SEMIÁRIDO”. Para cada dos concursos culturais existe um edital especificando as regras, bem como as premiações previstas para @s primeir@ colocad@s.
@s interessad@s poderão fazer suas inscrições gratuitamente, até o dia 27 de Abril de 2017, através do email: festivaldoumbu@coopercuc.com.br, pelos links https://goo.gl/u66VGD (Concurso Cultural de Pintura em Tela), https://goo.gl/LJgPjx (Concurso Cultural de Literatura de Cordel) ou presencialmente na COOPERCUC/ Setor de ATER, situada à Rua São Paulo, 207, Centro, CEP 48.950-000, Uauá – Bahia.
Consulte o regulamento no site: http://www.coopercuc.com.br/
Mais informações: (74)99974 0311 ou (74)3673-1428

Edital – Concurso Cultural de Literatura de Cordel 2017

Edital – Concurso Cultural de Pintura em Tela 2017

Conteúdo Relacionado: Capa, Editais, Festival do Umbu

12/03/2015

Agroecologia e comércio sustentável estiveram em debate no 7º Festival do Umbu de Uauá

Além de oportunizar aos participantes terem acesso a diversos produtos derivados de matérias-primas existentes no Bioma Caatinga, a sétima edição do Festival do Umbu de Uauá promoveu também discussões relacionadas ao modo de vida das pessoas do Semiárido, considerando aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Agricultura familiar, Capa, Festival do Umbu

7/03/2015

Segundo dia do Festival do Umbu em Uauá celebrou a diversidade

Com uma programação bastante diversificada, o segundo dia do 7º Festival do Umbu, promovido pela Coopercuc, reuniu, no último sábado (07/3) em Uauá, milhares de pessoas em Uauá. As atividades iniciaram com uma ciranda cantada e dançada pelas mulheres que estavam no evento, que mostraram uma previa do que ocorreria mais tarde em uma oficina direcionada para as mulheres. Em seguida, a apresentação do grupo cultural Brincantes RDB (Rua de Baixo) formado por crianças e adolescentes de Curaçá mostrou o reisado mirim e o bloco Afro-percussivo. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Agricultura familiar, Festival do Umbu

6/03/2015

Primeiro dia 7º Festival do Umbu reuniu milhares de pessoas em Uauá

O 7º Festival do Umbu começou oficialmente na sexta-feira 06/03 e reuniu milhares de pessoas, na Praça São João Batista, em Uauá. O evento realizado pela Cooperativa Agropecuária Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) atraiu membros do governo das esferas estadual e federal, agricultores familiares, associações e cooperativas de diversas regiões e população em geral que foram conferir esse evento tradicional que promove a economia solidária. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Agricultura familiar, Festival do Umbu

5/03/2015

Coopercuc e Experimento Beer lançam cerveja Saison Umbu

Novidade no 7º Festival do Umbu: Árvore da caatinga que deu de beber a Antônio Conselheiro agora dá cerveja

Cerveja Saison Umbu

Cooperativa baiana de agricultura familiar e cervejaria mineira se unem para criar cerveja artesanal com umbu

Motivo de festa na Bahia, uma fruta de sabor agridoce e rica em vitamina C juntou-se ao malte, lúpulo e levedura na fabricação de uma inédita cerveja artesanal. O umbu, de polpa suculenta e aromática, ganhou seu nome do tupi-guarani ymbu, “árvore que dá de beber”, por sua capacidade de armazenar água no ambiente árido da caatinga. Reconhecida nesse batismo pelos indígenas, a generosidade do umbuzeiro chega, no século XXI, aos apreciadores de cerveja, pelas artes da economia criativa.

Batizada de Saison Umbu, a bebida é resultado da associação de uma cooperativa baiana de agricultura familiar e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas. A cerveja foi lançada nos dias 6 e 7 de março/2015, na sétima edição do Festival Regional do Umbu, na cidade de Uauá, na Bahia, e seus fabricantes pretendem distribuí-la em todo o país, além de destinar uma parte à exportação. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: Festival do Umbu

Próxima Página »

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing