Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 271 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

.Na mídia

13/07/2019

Coopercuc conquista Selo da Agricultura Familiar para novos produtos

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) recebeu nesta sexta-feira (12) a certificação para o uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) em novos produtos. A entrega do certificado aconteceu durante o Encontro Trerritorial para Organização do Fornecimento de Gêneros Alimentícios, realizado no auditório Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA.

Através da linha Gravetero, a Coopercuc possui um mix de diversos produtos que agora receberão a certificação. Além dos doces e geleias, também passam a ter o selo as polpas, os preparados líquidos para refresco e a famosa Cerveja de Umbu e o Chopp de Umbu.

A presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, celeberou a conquista da certificação e a agradeceu a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), através da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

“Estamos felizes por esta conquista. O Sipaf é a garantia para o consumidor de que os  nossos produtos têm origem da agricultura familiar e que atuamos na promoção da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental, e da valorização da produção regional. Queremos agradecer a todos da SDR/ SUAF que ao nos conceder o uso do selo, acabam reafirmando o trabalho de sucesso realizado pela Coopercuc, através dos seus cooperados durante estes 15 anos de história”, destacou Denise.

Ascom-Coopercuc

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Na mídia, .Notícias

15/06/2019

Em clima de festa, Coopercuc reelege presidente e comemora 15 anos de fundação.

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá(COOPERCUC) promoveu nesta sexta-feira (14), uma assembleia geral para a eleição da nova diretoria e também celebrar o seu aniversário de 15 anos de fundação.

Em uma votação com chapa única, realizada no Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), no município de Uauá, os cooperados reelegeram Denise Cardoso para o cargo de presidente, tendo como vice Andreia Loiola. O mandato é válido para o triênio 2019-2021.

Durante o encontro, os cooperados também fizeram uma linda festa para comemorar os 15  anos da Coopercuc. A celebração teve direito a bolo, show musical e homenagens as pessoas que deram e dão a sua contribuição para o desenvolvimento da cooperativa ao longo dos últimos anos.

“É mais um momento especial para todos que fazem a Coopercuc. Estamos felizes pela confiança depositada em nossa equipe administrativa, fato que nos concedeu a oportunidade de hoje, através da escolha dos cooperados, seguirmos na presidência. E estamos muito mais felizes pelos 15 anos de luta, conquistas e sucesso da nossa cooperativa. Este é um momento que devemos lembrar e agradecer a todas as pessoas que desde o início, bem lá atrás, sonharam, trabalharam , lutaram e tornaram a Coopercuc o que é hoje, uma referência no trabalho desenvolvido com a agricultura familiar. Estamos muito contentes e vamos seguir em busca de mais avanços e conquistas para a cooperativa e para nossos cooperados”, afirmou a presidente reeleita, Denise.

Integrantes da diretoria.

1º Diretora Presidenta: Denise Cardoso dos Santos;

2º Diretora Vice-Presidente: Andreia Cardoso Loiola;

1º Diretor Financeiro: José Rodrigues Cardoso;

2º Diretor Financeiro: José Floriano Varjão de Oliveira;

1º Diretor Secretário: José Edmilson Alves dos Santos;

2º Diretora Secretária: Roseli Cordeiro de Souza;

Ascom-Coopercuc

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Na mídia, .Notícias

1/04/2019

Mais uma vez Coopercuc é destaque em grande jornal do estado

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) foi destaque em reportagem do jornal Correio da Bahia, veiculada nesta segunda-feira (01). A matéria que traz a manchete “Umbu: fruta conquista novos mercados e espaço gourmet”, destaca a safra para 2019, que promete ser a maior dos últimos três anos, e o quanto a cooperativa e os agricultores familiares poderão ser beneficiados com a alta produção.

Segundo ao jornal, a expectativa é que até o final do mês de abril a colheita chegue as 80 toneladas, alcançado um volume de cerca de 40% a mais do que a produção do ano passado. Esta grande marca só poderá ser alcançada graças as chuvas que caíram recentemente na região.

Ainda sobre a generosa colheita, o Correio também frisou uma entrevista com a presidenta da Coopercuc, Denise Cardoso, que ressaltou a nova conquista da cooperativa que já se organiza para produzir as primeiras polpas certificadas.

“Precisamos nos reinventar. Com esta nova etapa nós vamos poder acessar novos mercados, aumentar o faturamento, e beneficiar um número maior de agricultores familiares”, revelou Denise ao jornal.

Confira a reportagem: Umbu: fruta conquista novos mercados e espaços gourmet

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Na mídia, .Notícias, Umbu

21/12/2017

Cooperativa do semiárido baiano expande produção com apoio do fundo agrícola da ONU


Usina da COOPERCUC consegue processar 500 kg de fruta por dia. Foto: FIDA/Juan Cortes Carrasbal

Há mais de uma década, mulheres do semiárido baiano decidiram liderar uma associação de cultivo de frutos silvestres, como o umbu, o maracujá e a goiaba. Hoje, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) vende anualmente 280 mil dólares em produtos comercializados mundo afora. Iniciativa recebeu apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA). Leia mais »

25/02/2015

Últimos preparativos para a 7ª edição do Festival do Umbu em Uauá

Festival do umbu 2015 Uauá, Bahia 7ª Festa do Umbu

Nos dias 06 e 07 de março acontecerá o VII Festival do Umbu, no município de Uauá, a 438 km da capital baiana. O evento, de entrada gratuita, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas de várias regiões do país e internacionais reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece durante o evento. Leia mais »

Próxima página »

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing