Coopercuc

English content

Criada em 2004, a Coopercuc é formada por 271 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem deliciosos doces e geleias a base de frutas nativas do sertão.

Através da linha Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos nos mercados mais sofisticados do Brasil e exporta para Itália, França e Áustria.

.Na mídia

1/04/2019

Mais uma vez Coopercuc é destaque em grande jornal do estado

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) foi destaque em reportagem do jornal Correio da Bahia, veiculada nesta segunda-feira (01). A matéria que traz a manchete “Umbu: fruta conquista novos mercados e espaço gourmet”, destaca a safra para 2019, que promete ser a maior dos últimos três anos, e o quanto a cooperativa e os agricultores familiares poderão ser beneficiados com a alta produção.

Segundo ao jornal, a expectativa é que até o final do mês de abril a colheita chegue as 80 toneladas, alcançado um volume de cerca de 40% a mais do que a produção do ano passado. Esta grande marca só poderá ser alcançada graças as chuvas que caíram recentemente na região.

Ainda sobre a generosa colheita, o Correio também frisou uma entrevista com a presidenta da Coopercuc, Denise Cardoso, que ressaltou a nova conquista da cooperativa que já se organiza para produzir as primeiras polpas certificadas.

“Precisamos nos reinventar. Com esta nova etapa nós vamos poder acessar novos mercados, aumentar o faturamento, e beneficiar um número maior de agricultores familiares”, revelou Denise ao jornal.

Confira a reportagem: Umbu: fruta conquista novos mercados e espaços gourmet

Conteúdo Relacionado: .Capa, .Na mídia, .Notícias, Umbu

21/12/2017

Cooperativa do semiárido baiano expande produção com apoio do fundo agrícola da ONU


Usina da COOPERCUC consegue processar 500 kg de fruta por dia. Foto: FIDA/Juan Cortes Carrasbal

Há mais de uma década, mulheres do semiárido baiano decidiram liderar uma associação de cultivo de frutos silvestres, como o umbu, o maracujá e a goiaba. Hoje, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) vende anualmente 280 mil dólares em produtos comercializados mundo afora. Iniciativa recebeu apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA). Leia mais »

25/02/2015

Últimos preparativos para a 7ª edição do Festival do Umbu em Uauá

Festival do umbu 2015 Uauá, Bahia 7ª Festa do Umbu

Nos dias 06 e 07 de março acontecerá o VII Festival do Umbu, no município de Uauá, a 438 km da capital baiana. O evento, de entrada gratuita, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas de várias regiões do país e internacionais reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece durante o evento. Leia mais »

4/02/2015

Coopercuc em destaque no site do MDA

Mulheres baianas reforçam trabalho em cooperativa com produtos da Caatinga

Compotas, geleias, doces, sucos e cerveja feitos com frutas da Caatinga estão entre os itens produzidos pelos baianos da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Com quase 250 cooperados, o carro-chefe da Coopercuc são os produtos feitos com frutas nativas, como umbu e maracujá da Caatinga. Mas o outro ponto forte da cooperativa fica por conta das mulheres: 75% dos cooperados são do sexo feminino.

>> Clique e leia o texto completo no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Conteúdo Relacionado: .Na mídia, Agricultura familiar, Caatinga

5/06/2014

Cooperativa baiana tem linha de produtos com umbu orgânico

A cooperativa de agricultores familiares Coopercuc, com sede em Uauá (BA), produz doces e geleias à base de frutas nativas do sertão – todas orgânicas. Na Bio Brazil Fair Biofach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, a empresa apresenta produtos feitos com umbu por meio da Linha Gravetero. Leia mais »

Conteúdo Relacionado: .Na mídia

Próxima página »

Cadastre seu email e receba as novidades do nosso site:

Gilberto Gil: "O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO"

DoDesign-s Design & Marketing